quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Segunda edição de "Canções, de Waldemar Henrique" é lançada na Feira Pan-Amazônica

Cláudio Rocha, Ana Maria Adade, Paulo José Campos de Melo, Nélio Palheta e Jorge Sousa

Imprensa Oficial do Estado e Fundação Carlos Gomes lançaram, na noite da última quarta-feira, 7, a segunda edição do livro "Canções - Waldemar Henrique". A obra, editada pela primeira vez em 1996, foi revisada e ampliada, ganhando mais dez partituras do maestro e um novo projeto gráfico. Para o presidente da Fundação, Paulo José Campos de Melo, a parceria com a Imprensa Oficial do Estado foi de fundamental importância porque a obra, em especial, “traduz o imaginário amazônico e torna possível a projeção de nossa cultura para todo o Brasil. E isso é muito importante para o Estado, tanto que no próximo ano queremos reafirmar essa parceria”.

O lançamento aconteceu no estande da IOE, durante a XV Feira Pan-Amazônica do Livro. Além do presidente da Fundação, estiveram presentes o presidente da Imprensa Oficial, Cláudio Rocha, os organizadores da obra – Jorge Sousa e professora Ana Maria Adade – e demais professores da instituição, além de músicos.

Fotos, letras, partituras e relatos sobre a vida e obra do maestro compõem as páginas do livro, produzido sob criterioso trabalho de pesquisa realizado por Ana Maria Adade e Jorge Santos Sousa. Também conta com texto do musicólogo Vicente Salles, colaborador da primeira edição e que fala sobre a produção de Waldemar Henrique. As fotos utilizadas foram extraídas dos arquivos do Museu Histórico do Estado do Pará e do acervo do próprio Vicente Salles. “Este trabalho foi a forma que encontramos para imortalizar o trabalho de Waldemar Henrique, que é a essência do cancioneiro paraense e de nossa cultura”, observou Ana Maria, que também é pianista e professora da Fundação Carlos Gomes.

O pesquisador Jorge Sousa comentou que a música do maestro contribui bastante para a formação de jovens músicos, por conta da importância e da raridade de suas canções. “Trabalhar nesta pesquisa foi fantástico, nos proporcionou a oportunidade de mergulhar no universo de Waldemar Henrique, que está entre um dos melhores compositores de sua época”, ressaltou.

Devido à grande procura, a primeira edição do livro, lançada em 1996, esgotou-se totalmente, fato determinante para estimular a IOE a investir na reedição do material. “Há alguns anos procurei este livro na Imprensa e não o encontrei. Entrei em contato com a Fundação Carlos Gomes, que me informou que a primeira edição estava completamente esgotada. Daí, ao assumir a direção da autarquia, uma de minhas primeiras ideias foi reeditar o livro”, disse Cláudio Rocha, presidente da IOE.

Segundo o jornalista Nélio Palheta, que esteve à frente da primeira edição de "Canções" e que assina, nesta edição, o texto da "orelha" do livro, a publicação “ganha relevo porque é o governo do Estado que sinaliza para a sociedade a vontade de preservar e difundir a admirável produção do maestro, numa homenagem a todos os compositores e intérpretes da boa música”.

Confira a Galeria de Imagens



Ascom/IOE

Nenhum comentário:

Postar um comentário